As Unidades de Conservação são suas. Venha visitá-las!

Este é o seu passaporte para visitar as Trilhas de São Paulo. Nesta primeira fase do Programa Trilhas de São Paulo, selecionamos 40 trilhas em áreas protegidas de 19 Unidades de Conservação. O objetivo: oferecer a você a oportunidade de vivenciar várias experiências em diver­sos cenários nos quatro cantos do Estado.

Lembre-se que estas áreas protegidas são ambientes em seu estado natural. Assim, prepare-se para novas aventuras onde irá encontrar situações pouco comuns ao dia-a-dia da cidade.

Fique atento também à necessidade de agenda­mento e ao horário de funcionamento de cada Unidade de Conservação. Em algumas situações é necessário o acompanhamento de um monitor ambiental. Informe-se da disponibilidade e formas de contratação na ficha técnica de cada trilha.

Prepare-se para esta experiência. Antes de sair de casa, leia atentamente Práticas de Mínimo Impacto. Use roupas adequadas e calçados resistentes e confortáveis. Experimente também deixar alguns hábitos para quando voltar de sua aventura. Para evitar possíveis acidentes, evite fumar nas trilhas e não consumir bebidas alcoólicas.

Tenha atenção especial:

Pessoas alérgicas ou com doenças crônicas deverão por­tar seus medicamentos e viajar em companhia de quem saiba ministrá-los. Em relação às crianças, evite levá-las às trilhas que, eventualmente, não conseguirão caminhar todo o percurso. Evite ainda transportar sacolas, malas, e etc. nas mãos. Use mochilas.

Ao seguir as regras de cada Unidade e os princípios de mínimo impacto, dificilmente você encontrará prob­lemas, mas tenha sempre em mente que estará em um ambiente selvagem, com comunicação difícil e distante dos serviços de socorro. Seja responsável!

As 19 Unidades de Conservação guardam mais de 731.000 hectares de remanescentes de Mata Atlântica e cerrado, que originalmente cobriam o Estado. Além do objetivo básico de preservação dos ecossistemas naturais, nestas unidades também são praticadas pes­quisa científica, atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Contamos com a sua colaboração. O acesso à Unidade de Conservação é um direito de todos. Venha conhecer para conservar!