Trilha das Cachoeiras no PESM – Núcleo Cunha

Trilha das Cachoeiras

no P. Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha

A Trilha das Cachoeiras oferece ao visitante o contato com Mata Atlântica muito bem preservada e belas cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha. Apesar de sua extensão, 14,4 quilômetros (ida e volta), existe a possibilidade de percorrer parte desse caminho de carro.
Durante o percurso de aproximadamente seis horas para quem o faz a pé, o visitante poderá observar pegadas de diversos animais, como gatos-do-mato e até mesmo de onças-pardas (suçuarana). Aves como nhambu, macuco, jacu, e alguns tipos de gaviões, além de macacos-prego e bugios, estão entre as espécies mais facilmente avistadas.
Um trecho de quatro quilômetros pode ser feito de carro, mas sempre com acompanhamento de monitor. O restante da trilha, que é classificada como nível de médio de dificuldade, é feito a pé com paradas para banho em poços de águas cristalinas.

P.E. da Serra do Mar – Núcleo Cunha
Localização: Município de Cunha
Endereço: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20
Distância: 200 km de São Paulo
Distância Município/Parque: 30 km (10 asfalto+20 terra)
Acesso: Rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Seguir até a saída 129, acesso para Taubaté. Prosseguir pela Dutra até o trevo de Guaratinguetá. Seguir pela Rod. Paulo Virginio (SP-171) até o km 56 – Est. do Paraibuna
Extensão: 14,4 km (sendo opcional, metade da trilha no carro do visitante) (ida e volta)
Perfil altitudinal: 1.020m → 1.140m
Percurso: de 4 a 6 horas
Piso da Trilha: terra
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto.
Trilha: monitorada
Como agendar: de segunda a sexta-feira
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: Rio Bonito; Cachoeiras dos Rios Paraibuna e Ipiranguinha, poços para banho.
Horário da trilha: 11h00 (aos domingos)
Limitação de usuário: 1 grupo diário com 30 pessoas

Município: Cunha
Endereço: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20