Trilha do Poço das Antas no PE Ilha do Cardoso

Trilha do Poço das Antas

no Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Observar diversas espécies de fauna e flora e ainda poder nadar em um poço com água cristalina são as atividades proporcionadas aos visitantes do Parque Estadual da Ilha do Cardoso que optam pela Trilha do Poço das Antas. Outro atrativo é um araçá que ficou conhecido na região como Árvore do Desejo.
A trilha inicia-se no núcleo Perequê do Parque, com uma Floresta atlântica de restinga, que chega a oito metros de altura. Com bromélias espalhadas pelo chão e muitas orquídeas, ela segue para o interior da ilha, onde se encontra uma vegetação de transição de mata de restinga para mata de encosta e mata de planície litorânea – todas típicas de Floresta atlântica de encosta.
A trilha, de oito quilômetros (ida e volta) e duração média de três horas e 30 minutos para ser percorrida (sempre com monitores), é classificada como nível médio de dificuldade por ter alguns trechos alagadiços. O que chama a atenção na flora é a planta carnívora “drozera”. A fauna é rica em aves como o papagaio-de-cara-roxa, pica-paus, xurucuás-de-peito-amarelo, tangarás-dançarinos, além de pequenos roedores, tatus, cotias, cachorros-do-mato, lagartos teiú, veados-mateiro e porcos-do-mato. Com um pouco de sorte é possível encontrar pegadas de onça-parda.

Ficha Técnica


Parque Estadual da Ilha do Cardoso
Localização: Município de Cananéia
Endereço: Av. Prof. Wladmir Besnard, s/n – Morro S. João
Distância: 272 km de São Paulo
Acesso: Rod. Régis Bittencourt (BR-116) até o acesso para Pariquera-Açu (Km 465) / seguir pela SP-226 até Cananéia, de onde saem os barcos para Ilha do Cardoso (Núcleos Perequê e Marujá)
Extensão: 7 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 5m → 62m
Percurso: 3 horas e 30 minutos
Piso da Trilha: areia e terra
Características ambientais: Floresta atlântica de restinga e  Floresta atlântica de encosta.
Trilha: monitorada
Como agendar: na sede do Parque
Fone: (13) 3851-1163
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: Poço das Antas (para banho); Morro das Almas; trilha didática;lago com plantas carnívoras; Árvore do Desejo (Araçá)
Horário da trilha: das 07h00 às 14h30
Horário do Parque: das 07h30 às 17h00
Limitação de usuário: 3 grupos diários com 20 pessoas.

Município: Cananéia
Endereço: Av. Professor Wladmir Besnard, s/nº – Morro São João
Acesso: Rod. Régis Bittencourt até km 465 até o acesso para Pariquera-Açu, km 465. Seguir pela SP-226 até Cananéia, de onde saem os barcos para Ilha do Cardoso, núcleos Perequê e Maruja. Pegar acesso a direita e seguir por mais 1 km
Fone: (13) 3851-1163
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br
Site: Parque Estadual da Ilha do Cardoso
Horário da trilha: das 07h00 às 14h30

Mapa da Trilha do Poço das Antas

 

Baixe o mapa Trilha do Poço das Antas. (Necessário Google Earth instalado no computador)


azureuser