Trilha do Corisco no PESM – Núcleo Picinguaba

Trilha do Corisco

no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

Percorrer uma trilha já é uma atividade desafiadora. Agora se a trilha chega a níveis elevados de altitude, torna-se ainda mais difícil, mas sempre promovendo experiências inesquecíveis. Esse é o caso da Trilha do Corisco.
Pelo percurso de 20 quilômetros, o visitante pode ver o marco da divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no morro do Cuscuzeiro, onde a trilha atinge 600 metros  de altitude e há a possibilidade de pernoite. Além disso, a trilha passa por alguns poços para banho.

A trilha, que leva, em média, nove horas para ser percorrida sempre com acompanhamento de monitor, inicia-se em Paraty, no bairro do Corisco, dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina, e termina na casa da farinha no sertão da fazenda Picinguaba, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar.

A trilha é de difícil acesso, passando por dentro da floresta atlântica de encosta bastante preservada e com pontos de elevada altitude, tornando o nível de dificuldade alto. Durante o percurso o visitante encontrará uma fauna e flora muito rica, com espécies como cutias, macucos, jacutingas, tatus, porcos-do-mato, bugios (tipo de macaco), além da possibilidade de ver pegadas de onças-pardas. Sobre a flora, destacam-se canelas, jatobás, jequitibás e cedros.

Ficha Técnica


P.E. da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba
Distância: 240 km de São Paulo
Distância Município/Parque: 40 km
Extensão: 20 km (aproximadamente – ida e volta)
Perfil altitudinal: 19m → 760m
Percurso: 9 horas
Piso da Trilha: terra com travessia dos afluentes do Rio Fazenda com poços para banho
Características ambientais: floresta atlântica de encosta.
Trilha: monitorada
Horário da Unidade: das 08h00 às 17h00
Limitação de usuário: 1 grupo diário com com 10 pessoas
Atrativos da trilha: Marco da Divisa RJ/SP, atravessa trechos do Parque Nacional da  Serra da Bocaina; poços para banho; Morro do Cuscuzeiro com 1275 m de altura (com possibilidade de pernoite).

Município: Ubatuba e Paraty/RJ
Endereço: Rodovia BR 101 – km 11
Acesso: Rod. Ayrton Senna, Carvalho Pinto ou Presidente Dutra. Via São José dos Campos – Rod. Dos Tamoios /Rio Santos. Via Taubaté – Rod. Oswaldo Cruz/Rio Santos – km 11.
Fone: (12) 3832-9011 / 3832-1397
E-mail: pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br
Site: Parque Estadual da Serra do Mar – núcleo Picinguaba
Horário da trilha: fechada temporariamente

Mapa da Trilha do Corisco

 

Baixe o mapa da Trilha do Corisco. (Necessário Google Earth instalado no computador)


azureuser