Trilha Divisor das Águas no Parque Estadual Intervales

Trilha Divisor das Águas

no Parque Estadual Intervales

A Trilha Disivor de Águas é ideal para pessoas que apreciam cavernas e montanhas. Durante seu percurso, o visitante conhecerá as grutas do Fogo, do Fendão, da Mãozinha e a extensa Gruta da Santa (em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, protetora das cavernas), que está próxima de uma figueira-amarela de aproximadamente 500 anos.

A trilha tem 14 quilômetros (ida e volta) e é classificada como alto nível de dificuldade. O visitante a percorre em cerca de nove horas, sempre com acompanhamento de monitor. No trecho montanhoso, do lado direito fica uma das nascentes do Rio Paranapanema e do lado esquerdo o Rio Ribeira de Iguape. Pelo fato da montanha dividir essas regiões de nascentes, a trilha recebeu o nome de Divisor de Águas.

Durante o percurso, que possui uma piscina de pedras de beleza rara, a trilha é composta por uma Floresta atlântica de encosta, onde o visitante observará espécies da fauna como macacos-pregos, bugios, antas, catetos (uma espécie de porco-do-mato) e poderá encontrar pegadas de onças-pardas (suçuaranas). Dentre as espécies da flora, destacam-se árvores como figueiras, canelas, embaúbas.

Parque Estadual Intervales
Localização: Municípios de Guapiara, Ribeirão Grande e Iporanga
Endereço: Estrada Municipal, km 25
Distância: 270 Km de São Paulo
Distância Município/Parque: 25 Km (estrada de terra)
Acesso: Rod. Castelo Branco (SP280) até o trevo de Tatuí. SP-127 Itapetininga / Capão Bonito / Rod. SP-181  até Ribeirão Grande
Extensão: 14 Km (ida e volta)
Percurso: 9 horas
Perfil altitudinal: 817m → 960m
Piso da Trilha: terra, piso argiloso e cascalhado, degraus, travessia de rios, caverna.
Características ambientais: Floresta atlântica de encosta.
Trilha: monitorada
Como agendar: na sede do Parque
E-mail: reservaintervales@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: Piscina de Pedra; Lago Antigo; Grutas do Fogo, da Santa (N.Sra. de Lourdes, protetora das cavernas), do Fendão e da Mãozinha; Figueira-Amarela
Horário da Trilha: às 09h00 e às 10h00
Horário da recepção: das 08h00 às 20h00
Limitação de usuário: 4 grupos diários com 06 pessoas;
OBS: o Parque oferece hospedagem e alimentação

Município: Guapirara, Ribeirão Grande e Iporanga
Endereço: Estrada Municipal, km 25
Acesso: Rod. Castelo Branco até o trevo de Tatuí/Sp-127 Itapetininga/Capão Bonito/Rod. Sp-181 até Ribeirão Grande