Trilha do Mirante no PESM – Núcleo Curucutu

Trilha do Mirante

no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu

Observar o oceano a partir da cidade de São Paulo é, no mínimo, inusitado. Pois a Trilha do Mirante proporciona a experiência de apreciar a paisagem de parte do litoral sul do Estado, como trechos dos municípios de Praia Grande e Mongaguá, além da Laje de Santos – formação rochosa que integra o Parque Estadual Marinho Laje de Santos (única Unidade de Conservação marinha de proteção integral marinha do Estado de São Paulo) e a Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras.

A trilha de 2,6 quilômetros leva cerca de duas horas para ser percorrida – sempre com acompanhamento de monitores. Em seu início existe uma antiga área de plantio de pinheiros, seguida por trecho de Campos de altitude.Campos de altitude:vegetação típica de ambientes montano e alto-montano, com estrutura arbustiva e/ou herbácia que ocorre no cume das serras com altitudes elevadas, predominando clima subtropical ou temperado. Caracteriza-se por uma ruptura na seqüência natural das espé­cies presentes nas formações fisionômicas circunvizinhas.Durante a caminhada, o visitante poderá presenciar e sentir diferenças e mudanças climáticas como nevoadas, umidade variando, calor, mormaço, entre outros. A subida até chegar ao mirante é feita por um trecho de aproximadamente um quilômetro e, por esse motivo, a trilha foi classificada como nível médio de dificuldade.

Na trilha já foram encontradas espécies de fauna como antas e capivaras, além de pegadas de lobos-guará (devido os campos de altitude serem semelhantes ao cerrado.Cerrado:tipo de vegetação que ocorre no Planalto Central Brasileiro e em certas áreas da Amazônia, do Nordeste e do interior do Estado de São Paulo, em terreno geralmente pla­no, caracterizado por árvores baixas e arbustos espaçados, associados a gramíneas. As espécies deste tipo de vegetação apresentam troncos e ramos acentuadamente tortuosos e acinzentados. brasileiro) e onças-pardas, pelo fato do campo ser um ótimo lugar para caça de prezas como o veado-catingueiro. Sobre a flora, vale destacar a endêmica curucutuense, um tipo de arbusto cidreira-silveira, com o cheiro igual ao capim-santo ou cidreira.

P.E. da Serra do Mar – Núcleo Curucutu
Localização: Município de São Paulo
Endereço: Rua D. Sebastião Leme, 135 – Itanhaém (sede)
Endereço da Trilha (São Paulo): Estrada Bela Vista, 7090
Distância: 70 km de São Paulo
Acesso: Av. Teotônio Villela / Estrada de Parelheiros /Ponte Alta / Estrada Bela Vista (19Km de terra)
Extensão: 2,1 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 742m → 873m
Percurso: 2 horas
Piso da Trilha: terra
Características ambientais: Floresta atlântica de encosta e Campos de altitude.
Trilha: monitorada
Como agendar: no Núcleo Curucutu
Fone: (11) 5975-2000
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br