Trilha do Rio Paraíbuna no PESM Núcleo Cunha

Trilha do Rio Paraíbuna

no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha

Poder admirar uma bela cachoeira já é gratificante. Aliar essa atividade a uma calma caminhada pela preservada Mata Atlântica da Serra do Mar torna a Trilha do Rio Paraibuna um passeio bastante agradável. As quedas d’água do Rio Paraíbuna, entre elas a Cachoeira do Paredão, compõem essa trilha de 1,7 quilômetro, que é autoguiada, tem nível baixo de dificuldade e está aberta aos visitantes o ano inteiro.
O acesso à trilha está logo na entrada da sede do Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar. No local há estacionamento, centro de visitantes com vista para a Cachoeira do Rio Paraíbuna, além de uma área para piquenique. Durante a caminhada, que dura em média uma hora, o visitante poderá observar muitas araucárias e palmeiras.
A caminhada é tranqüila, com o visitante desfrutando o visual de corredeiras e de quedas d’águas, como a do Paredão, que está localizada após uma descida de pedras que o deixará de frente para ela. Na região há também um poço profundo bastante utilizado para banho.

P.E. da Serra do Mar – Núcleo Cunha
Localização: Município de Cunha
Endereço: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20
Distância: 200 km de São Paulo
Distância Município/Parque: 30 km (10 asfalto+20 terra)
Acesso: Rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Seguir até a saída 129, acesso para Taubaté. Prosseguir pela Dutra até o trevo de Guaratinguetá. Seguir pela Rod. Paulo Virginio (SP-171) até o km 56 – Est. do Paraibuna
Extensão: 1,7 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 1.020m → 1.110m
Percurso: 1 hora
Piso da Trilha: terra
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto.
Trilha: autoguiada
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: Cachoeira do Rio Paraibuna; poços para banho; Cachoeira do Paredão; área para lanche.
Horário da trilha: das 08h00 às 16h00
Limitação de usuário: nenhum

Município: Cunha
Endereço: Estrada Municipal do Paraibuna, km 20