Trilha do Pai Zé no PE do Jaraguá

Trilha do Pai Zé

no Parque Estadual do Jaraguá

A Trilha do Pai Zé é ideal para quem gosta de caminhadas com maior grau de dificuldade. Mas, apesar do esforço necessário para percorrer seus quatro quilômetros, a paisagem proporcionada do Pico do Papagaio (a 1.127 metros de altitude) é recompensadora. Além do contato com a floresta e o campo sujo (vegetação típica de área de Cerrado), os visitantes também podem observar trechos da região de Perus, na cidade de São Paulo, e do Rodoanel.

A trilha tem extensão total de quatro quilômetros, com subidas e descidas bastante íngremes e transposição de pedras grandes. O percurso começa por um trecho com piso de paralelepípedo, que logo se transforma em um trilha com Mata Atlântica mais fechada. Após cerca de dez minutos de caminhada, o visitante chega ao Vale dos Palmitos, com várias palmeiras juçara (espécie em extinção) e um riacho ao lado.

Em seguida, o visitante transpõe algumas rochas e chega a uma pequena capela que foi construída na época em que no local funcionava uma fazenda. Mais à frente, o solo ganha uma característica diferente, com terra escura e úmida chamada “turfa”, que praticamente encerra um extenso trecho de subida e dá início a transição da Mata Atlântica mais fechada (tecnicamente classificada como Mata Ombrófila Densa) para o campo sujo característico do Cerrado.Cerrado:tipo de vegetação que ocorre no Planalto Central Brasileiro e em certas áreas da Amazônia, do Nordeste e do interior do Estado de São Paulo, em terreno geralmente pla­no, caracterizado por árvores baixas e arbustos espaçados, associados a gramíneas. As espécies deste tipo de vegetação apresentam troncos e ramos acentuadamente tortuosos e acinzentados.

A vegetação passa a ser mais baixa (arbórea), a terra mais seca e o visitante fica bastante exposto ao sol. Um novo trecho de subida por rocha tem de ser vencido (há apoio de degraus em alguns pontos) para finalmente chegar à Estrada Turística do Jaraguá. Desse local, avista-se o Pico do Papagaio e a região de Perus. Para quem ainda não está satisfeito (pois a trilha acaba na estrada), há a possibilidade de esticar a caminhada até a área dos mirantes do Pico do Jaraguá (1.135 metros de altitude).

Uma curiosidade: a Trilha do Pai Zé tem esse nome por ter sido um caminho utilizado no século passado pelos frequentadores de um centro espírita em que um médium incorporava um espírito identificado como Pai Zé.

Ficha Técnica


Parque Estadual do Jaraguá
Localização: Município de São Paulo
Endereço: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539
Acesso: Marginal Tietê / Rod. Anhanguera até o Km 18 / Av. Jornalista Paulo Zing / Estrada Turística do Jaraguá
Extensão: 3,6 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 780m → 1135m
Percurso: 2 horas e 30 minutos
Piso da Trilha: terra e rocha
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto e Campos de altitude.
Trilha: autoguiada e monitorada para grupos
Como agendar: na sede do Parque
Fone: (11) 3945-4532
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: viveiro de mudas; playground; transição de vegetação (campos
de altitude); Ponto mais alto da cidade de São Paulo (1.135 m)
Horário da trilha: das 09h0 às 16h00
Horário da Parque: das 07h00 às 17h00
Limitação de usuário: nenhum

Município: São Paulo
Endereço: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539
Acesso: Marginal Tietê, Rod. Anhanguera, saída km 18 – Av. Jornalista Paulo Zing/Estrada Turística do Jaraguá
Fone: (11) 3945-4532
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Site: Parque Estadual do Jaraguá
Horário da trilha: Das 09h00 às 16h00

Mapa da Trilha do Pai Zé

 

Baixe o mapa da Trilha do Pai Zé. (Necessário Google Earth instalado no computador)


azureuser